Sucatas de ferro e aço

  • por
Sucatas de ferro e aço | Aluminio e outros metais, oxicorte e alta densidade#1

Sucatas de ferro e aço, aluminio, bronze, podem ser gerados por vários motivos de descarte, alguns motivos podem ser desgaste do material, material obsoleto, retalhos e sobras de matéria prima de indústrias que são usados na fabricação de diversos tipos de produtos, em que se usa chapas de aço, de ferro, alumínio os quais são descartados e são reaproveitados como sucatas.

Esses tipos de sucatas podem ser classificados no mercado devido a sua procura e demanda e podem ser encontrados em empresas como a Uniferco que seleciona e os prepara para suas finalidades, retirando impurezas e preparando, deixando-as prontas para serem recicladas como materia prima por metalúrgicas e fundições, outros tipos para escolha podem ser usados em outros fins, na construção, outros projetos e até artisticamente.

Esses tipos de sucatas metalicas podem ser classificados como:

Sucatas de Ferro e Aço.

-Sucata Oxicorte.

-Sucata de Alta Densidade.

-Sucata Estamparia.

-Sucata Cavacos de Aço.

-Sucata Retalhos de Chapas de Aço.

-Sucata partes reuso.

-Sucata Escolha


sucata ferro e aço para fundição
Exemplo sucata de ferro e aço preparada para fundição.

Todos esses tipos de sucata são na verdade matéria prima, para muitos setores, que podem analisar a qualidade da liga do material e assim poder fazer a sua correção na fundição de novos materiais.

Por incrivel que pareça alguns tipos de retalhos de sucata estamparia podem ser usados até na fabricação de pigmentos de tintas.

Sucatas de chapas de aço podem ser aproveitadas como tampas provisórias de valetas, em estradas e ruas de cidades e são muito usadas por prefeituras e na confecção de alguns projetos especiais de serralheria e até artísticos.

Sucatas de alta densidade tem seu nível de carbono baixo e geralmente algumas podem conter níquel ou cromo, sendo assim tem um nível de maleabilidade maior, devido a requerer menos correções e poderem produzir aço de melhor qualidade até de forma mais rápida.

As diferenças entre o ferro e aço são que o ferro é elemento químico da natureza e está presente até no nosso sangue, o minério de ferro da natureza é purificado e sua formula fica entre 2,11% e 6,67% de carbono e tem menos maleabilidade, já o aço tem entre 0,008 e 2,11% de carbono é uma liga formada a partir do ferro purificado e existem varios tipos de aço.

O ferro e o aço são distintos quanto a maleabilidade também, pois o aço é muito mais maleável, caracteristicas super necessárias para forja e existem varios tipos de aço,

  • Aço inoxidável: este tipo de liga além do ferro e carbono contém crômio;
  • Aço ARBL: esta liga de aço é para Alta Resistência e Baixa Liga;
  • Aço rápido: super rígido e sofre tratamento através do calor é muito usado em forjas e ferramentas.

Por isso que algumas sucatas tidas como alta densidade, pode-se dizer que elas tem o nível de carbono mais baixo e por isso são ideais para produzir novas ligas de aço enquanto as de ferro com mais carbono pode-se produzir ferro com nivel de carbono mais alto, como o ferro fundido, ferro de construção.

O Aço foi uma revolução na produção de objetos e peças mais resistentes e não é moderno, por exemplo no Japão feudal os artífices produziam espadas samurais personalizadas a partir de pedras de ferro encontradas nos riachos e muitos sabem a incrível resistência e maleabilidade deste aço e sua resistência com espadas que cortam ossos como manteiga.

Ferro e aço caminham juntos, mas são na verdade bem distintos um do outro mas cada um com finalidades distintas ou necessárias.

Existem equipamentos apropriados para avaliar a composição das matérias primas a partir do ferro gusa.

Conheça nossos Produtos de Sucata ,

Para mais informações mantenha Contato .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *