SUCATA FERROSA É MATÉRIA PRIMA

  • por

A sucata ferrosa é uma alternativa econômica para o setor, além de ter um impacto positivo no meio ambiente.Cavacos de aço, retalhos de chapas de aço, partes de maquinas de ferro ou aço, tubulações de aço, etc…, não são lixo e sim matéria prima

A extração do minério de ferro além de causar uma série de impactos ambientais, no final ele se torna o chamado guza e na produção do aço por exemplo , muitos outros aditivos terão que ser adicionados a ele, como por exemplo, silício, molibdênio, zinco, carbono, cobre… .

Quando se utiliza sucata, muitos desses ingredientes já estão em sua composição, as industrias metalúrgicas e fundições acabam então fazendo só a correção necessária de acordo com suas necessidades. Usar a sucata ferrosa é um caminho econômico então, evita-se a compra de várias matérias primas brutas para produção, como o ferro guza e outros minerais.

Ainda temos muito que reciclar e muito que aprender no sentido de ampliar ainda mais o uso da sucata no Brasil, estamos em oitavo lugar no ranking mundial com 25,9 % de consumo de sucata ferrosa , a Turquia 80,8% em primeiro, USA 72,1% em segundo, vale lembrar que em termos de tamanho e quantidade o USA é bem maior que a Turquia além de ser um país do bloco de primeiro mundo.

Temos várias soluções de retiradas de sucatas, no entanto o transporte e equipes de preparação de sucatas e desmontagem, venda etc…, tem todos os custos e impostos que impactam no ramo que não tem nenhum apoio do governo.

Houve tempos em que varias empresas compunham o setor siderúrgico no Brasil, aproximadamente 30 na década de 1980, atualmente apenas dois maiores grupos usam cerca de 70% a 80% da sucata ferrosa comercializada, que são a Gerdau e ArcelorMital.

Existem muito a ser implementado nesse setor, tanto do setor privado, como público, estamos trabalhando no sentido de podermos ter uma sucata ferrosa de acordo com as exigências do mercado e também prontos para analisar novos clientes e locais para retiradas de sucata em Piracicaba e Região.

Estamos no ramo de Retiradas e Entregas de sucata desde 2013 e sabemos os benefícios para o meio ambiente dessa atividade, o que afeta a qualidade de vida em vários aspectos, principalmente na diminuição de poluentes nas águas, menos minérios a serem extraídos e menos poluentes no ar..

Por exemplo de acordo com o BIR (Bureau of International Reciclying), a cada tonelada de aço reciclada economiza-se:

  • 1.100 quilos de minério de ferro
  • 630 quilos de carvão
  • 55 quilos de calcário
  • 1,8 barris de petróleo
  • 2,3 metros cúbicos de aterro sanitário

Também evita-se maiores impactos ambientais como :

  • Usa-se 24% menos energia do que a produção de aço a partir de minério de ferro
  • 86% menos poluentes do ar
  • 97% menos resíduos de mineração
  • Reduz a emissão de CO2 em 58%.
  • 40% menos água
  • 90% menos materiais virgens
  • Importante !! produz 76% menos poluentes da água
  • Reduz a emissão de CO2 em 58%
Reciclagem de sucata ferrosa, para empresários de siderurgicas

Sucata Ferrosa

Mais informações, ou sobre retiradas e entregas de sucata ferrosa em Piracicaba e Região ou outras regiões do Brasil mantenha contato.Qualquer empresa que gere uma certa quantidade de sucatas por mês, ex: cavaco de aço, retalhos de cortes de chapa, etc…, podem manter contato para informações. Pode ver também nossos Produtos e Desinvestimento Industrial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *